Dores no pé e o excesso de peso

Você sente dores nos pés e joelhos devido ao sobrepeso ou obesidade? Saiba que este problema afeta a muita gente. A obesidade é uma patologia que pode ocorrer devido a herança genética, má alimentação, sedentarismo, disfunções hormonais, fatores emocionais ou outros motivos.

Sua causa é portanto multifatorial. É um mal que é principal causador de diversas doenças. São muitos os problemas a que ficam sujeitas as pessoas com excesso de peso. Inclusive são vítimas de muitos problemas nos pés.

Peso acarreta problemas nos pés

exercicio fisico previne obesidade

Algumas doenças frequentes causadas pelo peso excessivo estão relacionadas à problemas ortopédicos. O peso sobrecarrega coluna e membros, principalmente os inferiores, levando à sérias complicações como lesões, dificuldade de locomoção, artropatias como artrite e artrose, dores lombares, dores nas articulações, osteoartrose, problemas nos pés, entre outras.

Muitas pessoas obesas reclamam de intensas dores nos pés. Estas dores podem indicar muitas vezes que está ocorrendo sobrecarga na estrutura óssea e articulações. Esta condição é limitante já que interfere na capacidade funcional, impedindo movimentos e ações comuns do cotidiano. Os pés que possuem a função de sustentar e equilibrar o corpo sofrem um impacto muito grande devido ao peso em excesso.

Problemas que o excesso de peso causa nos pés:

Esporão do calcâneo

esporao de calcaneo dor no pe

O esporão calcâneo afeta os obesos porque há uma carga exagerada sobre a planta dos pés, causando grande pressão. Toda a carga do corpo é atenuada por uma camada de gordura que fica sob o calcanhar e por uma porção de tecido fibroso chamado fáscia. Com o peso contínuo e em excesso os tecidos moles que ficam em torno do osso calcâneo inflamam, assim como também inflamam tendões e músculos que estão localizados na parte anterior deste osso. Esse processo inflamatório é uma espécie de proteção do organismo que está tentando reparar a lesão. Esta inflamação se calcifica tornando-se uma formação óssea no calcanhar que caracteriza o esporão calcâneo ou esporão de calcanhar. Os sintomas podem ser percebidos logo:

  • Dores intensas na porção interna do calcanhar que podem causar dificuldade de locomoção
  • Dificuldade de permanecer de pé por longo tempo devido a aumento da dor. Essa dificuldade ocorre geralmente pela manhã.

Para cuidar do esporão causado pelo peso, o ideal é o emagrecimento. Pois, mesmo que o esporão seja tratado, o problema não ficará resolvido se o peso sobre a planta dos pés não for atenuado. Porém, enquanto não se trata da origem do problema, as dores podem ser aliviadas com algumas estratégias:

  • Aplicação de gelo sobre o local
  • Remédios indicados por médicos para reduzir a inflamação e aliviar a dor
  • Fazer alongamentos musculares

Fascite plantar

anatomia esporao calcaneo

Esta doença também pode ter origem no peso excessivo sobre a planta dos pés. Caracterizada por dor e rigidez na parte debaixo dos pés. O certo é tratar da perda de peso o mais breve possível para solucionar o problema. Para aliviar os sintomas o paciente vítima desta doença deve fazer repouso e aplicar bolsa de gelo sobre o local. Isto diminui a dor e estimula a circulação sanguínea.

Artrite e artrose

osteoartrose ilustracao de joelhoi

Estas são patologias que acometem as articulações de nosso corpo, como quadris, joelhos, tornozelos. Uma das causas está relacionada ao peso do corpo. São patologias que afetam as articulações que sustentam nosso corpo. Nossas articulações são revestidas de cartilagem que reduzem o atrito entre os ossos e diminuem o impacto gerado na hora do movimento.

Quando estas articulações inflamam ocorre a artrite, as cartilagem suportam peso em excesso, elas respondem com inflamações. Para artrite há remédios pois trata-se de curar as inflamações. Quando acontece o desgaste dessas cartilagens acontece a artrose, pois as cartilagens vão gastando cada vez mais.  Mas para artrose não há cura, pois as cartilagens se gastam de forma irreversível.

Peso X problemas nas Unhas e pés

tratamento de bolhas pes

Os sapatos muito fechados, ou de salto alto, os muito elegantes mas pouco confortáveis, os de bico fino que apertam os dedos dos pés em demasia, causam muitos problemas para os pés. O uso constante pode levar a deformações na estrutura óssea dos pés, surgimento de micoses, unhas encravadas e outras dificuldades nas unhas e pele dos pés.

Quando há excesso de sobrepeso ou obesidade o problema fica bem pior. No caso das pessoas obesas todos estes problemas ocorrem de forma mais acentuada, pois o peso do corpo aumenta a pressão sobre os pés e agrava a situação.

Peso X problemas nos pés – O problema é a obesidade

edema nos pes

Os obesos são comumente acometidos por:

  • Linfedema – É o acúmulo de linfa nos tecidos devido a obstrução de vasos linfáticos. Acomete muito os membros inferiores. Mal funcionamento dos vasos linfático causando inchaço nos pés
  • Distúrbios circulatórios nas artérias – Este problema reduz o suprimento de sangue que deve chegar aos pés e causa esfriamento
  • Distúrbios circulatórios nas veias causando varizes
  • Peso nas pernas
  • Dor e inchação nos pés
  • Inflamações na pele com frequência, provocadas por fungos ou bactérias. Como exemplo: As pessoas mais obesas têm maior risco de adquirirem erisipela, micose nos pés, infecções nas unhas dos pés causadas por fungos
  • Má nutrição dos tecidos
  • Risco de traumas, ferimentos e infecções nos pés

É preciso ter cuidado e recorrer a podólogos, ou a médicos dermatologistas ou ortopedistas antes que a coisa fique feia. A recomendação é providenciar a perda de peso e tratar da higiene dos pés. O uso de calçados adequados também é relevante. Sem dúvida que os pés merecem e necessitam de muita atenção, porém a melhor conduta é diminuir o peso excessivo sobre eles. Isto só é possível com o emagrecimento.