Causas e consequências. Essas palavras costumam andar juntas, mas seus significados são bem distintos. Quando falamos de saúde, muitas vezes tratamos das consequências baseado nos sintomas, sem perceber que a causa da doença, ansiedade, dor ou tristeza é outra. Quando isso acontece, não adianta tomar apenas um analgésico para se livrar da dor. Quando a causa do problema não é encontrada, a dor retorna.

Foi justamente o retorno recorrente de pacientes com a mesma queixa que levou os fisioterapeutas franceses Daniel Grosjean e Patrice Benini a pesquisar a fundo a causa disso. Eles quiseram buscar o porquê daquela dor recidivante e, por anos a fio, estudaram a embriologia, filogênese e ontogenia até que chegaram à técnica da Microfisioterapia, hoje presente em diversos países, inclusive no Brasil.

Os especialistas descobriram que nossas células são importantes indicativos da nossa saúde. Quando algo não vai bem, elas perdem vitalidade, algo que pode ser percebido pelo toque de mãos treinadas. A partir daí, Grosjean e Benini traçaram pontos específicos do corpo que estão ligados a situações traumáticas e também doenças. Como um mapa indica o caminho das cidades, as nossas células indicam o local onde há problemas, revelando traumas, perdas, conflitos e agressões que deixaram marcas e levaram nosso corpo a entrar em desequilíbrio.

E eles foram além, não bastava identificar a causa, era preciso curá-la! Depois de identificado o problema, as células que estão afetadas recebem micropalpações, um toque sutil que auxilia o corpo a entrar em um processo de autocura, semelhante aos princípios da acupuntura e da homeopatia.

Ansiedade, depressão, alergias, insônia, falta de energia e dores crônicas são alguns dos exemplos que podem encontrar solução na microfisioterapia, uma potente ferramenta para os fisioterapeutas, um alívio para os pacientes.

Fonte: Instituto Salgado

É crescente o número de pesquisas que ligam doenças a uma flora intestinal desequilibrada. Por consequência, esses mesmos estudos mostram que o uso regular de probióticos traz inúmeros benefícios para o corpo. Redução da pressão arterial, cura ou controle do diabetes e até da obesidade são algumas das constatações já encontradas nos estudos.

Pesquisa australiana identificou redução da pressão arterial em indivíduos que consumiram probióticos por mais de 8 semanas. A equipe do Instituto Griffith Saúde e Faculdade de Medicina da Universidade de Griffith se baseou em nove estudos que examinam a pressão arterial e o consumo de probióticos em 543 adultos com pressão arterial normal e elevada.

Vamos aos resultados: consumo de probióticos reduziu a pressão arterial sistólica (o número mais alto) por uma média de 3,56 milímetros de mercúrio (mm Hg) e a pressão arterial diastólica (o número inferior), em média 2,38 milímetros Hg, em comparação com adultos que não consumiram probióticos. Os efeitos foram mais fortes nos indivíduos com a pressão arterial elevada, ou seja, igual ou superior a 130/85.

Já sobre o Diabetes 2 uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cornell em Ithaca, Nova York, descobriu que o Lactobacillus auxilia no controle do diabetes. Uma cepa deste probiótico foi dada a ratos diabéticos e provocou a liberação de um hormônio específico que estimula a secreção da insulina. Após 90 dias, os níveis de glicose no sangue dos ratos diabéticos diminuíram cerca de 30% na comparação com os ratos que não receberam o probiótico.

Cada vez mais a ciência mostra a importância de se estudar e usar dos probióticos para promover a saúde.

Fonte: Instituto Salgado

A alimentação tem grande relação com o surgimento e agravamento de doenças e problemas de saúde em geral. No caso das dores, sejam elas agudas ou crônicas, uma nutrição adequada pode ser fundamental para o sucesso do tratamento. A alimentação saudável é uma forma de prevenção e forte aliada no tratamento de quem sofre com a dor, trazendo um maior alívio e rapidez nos resultados.

Entretanto, em algumas situações de desequilíbrio orgânico a inflamação se torna crônica, isto é, se torna uma condição persistente, o que resulta em constantes dores (muitas vezes fortes), inchaços, rigidez das articulações ou até dificuldade de se locomover.

Por causa da constante presença de dor, inchaços e outros sintomas, muitas pessoas ficam descrentes sobre uma possível melhora, e acabam sem saber que a inflamação crônica pode ser reversível quando identificada e tratada corretamente.

Como os nutrientes podem ajudar na prevenção e combate às dores:

Magnésio: A carência deste nutriente pode ser responsável pelo surgimento de dores tensionais, osteoporose, TPM e até irregularidades no sono, problemas que acarretam episódios de dores crônicas. Quando consumido de maneira adequada, esse mineral tem efeito muscular relaxante.

Ômega 3: Este ácido graxo é um poderoso estimulante dos processos inflamatórios e, por isso, é muito utilizado especialmente na prevenção de dores musculares, de cabeça e em alguns tecidos do corpo.

Vitamina B6 (Piridoxina): A absorção dessa vitamina pelo organismo favorece a respiração celular.

Ácido fólico: Formação de proteínas estruturais e hemoglobina. Sua deficiência é responsável por quadros de anemia, anorexia, dores de cabeça, insônia, e fraqueza.

Vitamina B12 (Cobalamina): A carência pode dar origem a quadros de anemia, alterações neurológicas, fraqueza. As vitaminas do complexo B auxiliam na produção de neurotransmissores como a serotonina que está envolvida com a sensação de bem estar.

Zinco: A restrição desse elemento na alimentação está comumente associada a dores nas costas e nas pernas.

Fibras: Ajudam no bom funcionamento do intestino e na adequada absorção dos nutrientes pelo organismo, fundamental no tratamento da dor.

O paciente tem que estar com uma alimentação saudável para não estimular mais a inflamação, é importante que ele consuma mais alimentos antiinflamatórios e menos alimentos que chamamos de inflamatórios, que estimulam ainda mais a inflamação e que podem piorar a dor. E o que acontece nos dias de hoje é o consumo excessivo de alimentos que estimulam a inflamação, que são alimentos industrializados, frituras, refrigerantes, ricos em açúcar, cereais refinados.

Ter um intestino saudável também é fundamental no tratamento da dor já que quando isso não ocorre não absorvemos os nutrientes adequadamente e assim podemos aumentar as carências nutricionais de vitaminas e minerais e aumentar o processo inflamatório.

Comer corretamente pode ser um remédio para quem sofre de doenças crônicas. Utilizar alimentos adequados alivia as dores, já que certos nutrientes são responsáveis pela síntese dos neurotransmissores (mensageiros cerebrais) associados à sensibilidade, dor e sensação de bem-estar.

As modificações na dieta devem ser feitas gradativamente, com o objetivo de incorporar as alterações propostas, sempre visando a qualidade de vida do paciente. Esses novos hábitos alimentares ajudam a reduzir a indisposição, melhoram a hidratação e a qualidade intestinal, evitando problemas digestivos e aumento do peso, por vezes favorecido pelo uso dos medicamentos.

Os efeitos desses nutrientes não são imediatos, a alimentação equilibrada é apenas uma parte de todo o tratamento.

REFERÊNCIAS

BORREGO, Carolina de Campos Horvat et al. Causas da má nutrição, sarcopenia e fragilidade em idosos. Rev. Assoc. Bras. Nutr.: Vol.4, N.5, jan-jun 2012.

BRIOSCHI, Elisangela F. C. et al. Nutrição funcional no paciente com dor crônica. Rev Dor, 2009; 10: 3: 276-285.

CORTES, Matheus Lopes et al . Uso de terapêutica com ácidos graxos ômega-3 em pacientes com dor crônica e sintomas ansiosos e depressivos. Rev. dor, São Paulo , v. 14, n. 1, Mar. 2013 . Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 26 Aug. 2014.

MIRANDA, Renata da Costa de. Relação entre o consumo alimentar, estado antioxidante e dor em mulheres com fibromialgia. Pós – Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional, da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, 2013.

Texto: Carla Pires – CRN8 1644 – Nutricionista

Fonte: Instituto Salgado

Resumo do artigo científico: Cervical disc herniation: Is the regression flawed by age?  A case report

Autores: Emanuele Di Ciaccio; Massimiliano Polastri; Alessandro Gasbarrini. Esse estudo foi desenvolvido na Universidade de Bolonha, Itália, e publicado no International Journal of Therapy and Rehabilitation em dezembro de 2013.

hernia-cervicalA radiculopatia é uma das principais queixas de pacientes com hérnia de disco cervical (HDC). Esta é causada pela compressão das raízes nervosas cervicais secundária ao deslocamento do disco intervertebral. Esses pacientes costumam ter sintomas associados como cervicalgia e cefaléia.

O tratamento conservador vem como ferramenta para minimizar a utilização de cirurgias, sendo estas aplicadas em casos mais graves.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um desses tratamentos, reportado como seguro e adequado em pacientes com hérnia de disco lombar. A RPG é um método desenvolvido por Philippe Souchard que utiliza 8 posturas terapêuticas para o alongamento dos músculos organizados em cadeias musculares, com resultados positivos na melhora da amplitude de movimento e qualidade de vida em mulheres com cervicalgia.

Poucos estudos relatam a regressão espontânea da hérnia de disco em relação ao nível e idade. Alguns referem melhora por volta dos 30-40 anos, com medicação e imobilização, porém não apresentam estudos com previsões em pacientes de idade avançada.

Dessa forma, o objetivo desse estudo foi analisar um relato de caso de um paciente de 74 anos portador de HDC em uma reabilitação com tratamento conservador. Além de questionar se a regressão natural é prejudicada pela idade do paciente afetado.


Metodologia

Foi utilizada como estudo, uma mulher caucasiana de 74 anos com diagnóstico de HDC, confirmado pelo exame físico e ressonância magnética. Ela possui história de 4 meses de cervicalgia, dores no braço e tonturas de curto prazo. Não respondendo ao tratamento farmacológico, foi encaminhada para tratamento fisioterapêutico.

Foi realizada ampla avaliação com observação, palpação e score de dor.

Reeducação Postural Global: a participante realizou 8 sessões de RPG com duração de 60 minutos, uma vez por semana. Foram selecionadas para tratamento as posturas que melhor atuam na região cervical: rã no chão com braços fechados e rã no chão com braços abertos. As posturas adotadas foram conforme a avaliação prévia, seguindo o método RPG Souchard.


Resultados

Após dois meses de tratamento, a paciente referiu melhora do score de dor para 2, o que antes era 9. Os movimentos de flexão e extensão de cervical passaram a ser realizados sem dor. As amplitudes de movimento melhoraram de 15° para 40° na flexão e de 20° para 45° na extensão da cervical. Foi observada regressão completa da HDC ao nível C3-C4, com a desidratação do material saliente, na ressonância magnética realizada 12 meses pós-tratamento.


Conclusão

Este estudo relata um caso de HDC em que a regressão ocorreu um ano após o início dos sintomas. Esta pesquisa apresenta um conceito inovador para o tratamento da HDC, já que considera um paciente mais velho, pela primeira vez na literatura, com tratamento através da RPG.

Conclui-se que a resolução da HDC parece não ser prejudicada pela idade do paciente. Além disso, em conformidade com as conclusões de outros estudos em que a RPG se mostrou um tratamento adequado e seguro para a hérnia de disco lombar, este caso mostra que a RPG parece ser um tratamento conservador promissor para HDC. A cooperação multiprofissional deve ser sempre considerada, a fim de garantir o caminho mais adequado e seguro dos cuidados.

Mais estudos são necessários para determinar a eficácia da RPG para o tratamento da HDC.

Referência para artigo completo pode ser econtrada no International Journal of Therapy and Rehabilitation.
Fonte: RPGSouchard.com.br

Segundo o site ansiedade.com.br “a ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central (SNC) consequente a interpretação de uma situação de perigo”.

Este relato mostra uma relação estreita entre o caráter corpo e mente, permitindo que em momentos de estresse possamos passar por sintomas não só emocionais, como a inquietação e a insônia, mas também físico, ordenados pelo SNC, como é o caso da taquicardia (palpitação), sudorese, tremores, tensão muscular, aumento das secreções (urinárias e fecais) aumento da motilidade intestinal, cefaleia (dor de cabeça). Quando recorrente e intensa também é chamada de Síndrome do Pânico (Crise ansiosa aguda).

Um estudo promovido nos anos de 1993 a 1995 na França, utilizando um questionário antes e após uma única sessão de Microfisioterapia, testou 195 pessoas que sofriam com ansiedade, sendo elas 81% mulheres. A pesquisa apresentou um resultado de diminuição média de 32% nos sintomas das participantes no estudo.

Os momentos de estresses que passamos no decorrer de nossas vidas acarretam memórias, que permitem ao nosso corpo tentar nos proteger de um novo acontecimento parecido. Mas muitas vezes o nosso organismo ao tentar nos proteger acaba por acarretar disfunções, levando até a doença graves em alguns casos.

A ansiedade tem se mostrado uma doença que afeta não só adultos como também crianças. Quem não conhece pessoas que são inquietas, que não conseguem parar um segundo, que apresentam uma compulsão inexplicável por doces, ou mesmo que sentem aqueles sintomas físicos antes de provas, de palestras onde se tem que falar em público, em reuniões de negócio, ou mesmo em sair pelas ruas no meio de multidões?

Milhares de estudiosos atualmente tem se dedicado em buscar soluções para estes males, e cada vez mais surge técnicas para melhorar estes sintomas de forma alternativa, como é o caso da Microfisioterapia.

Fonte: Microfisioterapia.org

O subconsciente está automaticamente programado para tornar realidade tudo aquilo em que focalizarmos a nossa atenção. A mente consciente dá a ordem e o subconsciente cumpre.

 

Todo ato criativo tem início num processo interno de crenças de cada um. Se você tem uma convicção a respeito de algo, sua consciência emite essa energia magnetizada que, imediatamente, ativa uma frequência vibracional associada ao Centro Criador de todas as coisas. Dessa forma, todo pensamento já é uma realidade mental que, se for alimentado por uma forte emoção, caminha a passos largos para se transformar em realidade palpável. Mas é preciso pensar de forma correta, com entusiasmo, sintonizando, assim, coração e mente numa única freqüência.Imagine o processo criativo em você como uma energia. E realmente é assim, porque tudo é energia nesse Universo. Compare sua força criadora a uma corrente elétrica que vem de muito longe até a sua casa para alimentar lâmpadas, motores, etc. Por que a eletricidade funciona? Exatamente pelo fato de fazer parte de um projeto bem elaborado, sem o qual se dissiparia ainda na central geradora. A energia elétrica só vem até a sua casa graças a uma rede de fios condutores apropriados. Da mesma forma, as energias sutis fluem até você. Os fios que as captam são seus pensamentos. Os fios que tecem sua rede de fluxo energético devem ser “plugados” – ligados – à corrente ideal, através da manutenção de sentimentos positivos e construtivos. Se assim for, você será capaz de se transformar em um centro inteligente receptor e transmissor de energia.

Quer você saiba ou não, quer queira ou não, as energias estão sempre fluindo e você está sempre atraindo aquelas que estão de acordo com suas emoções, que consistem no seu verdadeiro aparato transmissor/receptor. Assim sendo, para realizar qualquer desejo, você deve criar forte emoção em torno do mesmo e não apenas alguma esperança vaga e casual.

Para entender melhor essa colocação, analisemos a seguinte situação:

Suponhamos que alguém tenha vivido, em alguma época da vida, uma terrível experiência de fracasso que marcou muito. Ao atingir um nível profundo, tal fato foi automaticamente transferido ao subconsciente que o armazenou em uma área específica sob forma de recordação. A partir de então, isso passou a influenciar o seu comportamento nas futuras situações análogas criando uma cadeia repetitiva de derrotas sempre que surgia a necessidade de essa pessoa acreditar e agir para o sucesso. Isso ocorre sempre que o subconsciente emite uma mensagem negativa informando que naquele tipo de situação a ‘ordem’ é ativar uma derrota. Assim aconteceu e vai continuar acontecendo sempre. O subconsciente é um servo fiel das emoções. Ele não raciocina nem julga a informação recebida como sendo certa ou errada, sensata ou absurda, verdadeira ou falsa. Ele se limita a reproduzir um comportamento coerente com as mensagens análogas, armazenadas precedentemente. É aí que entra a convicção de derrota, reproduzida inconscientemente e, indefinidamente. Dessa forma, cria-se um círculo vicioso que reproduz o fracasso gravado indelevelmente no subconsciente. E essa predisposição permanece até que tal pessoa tenha energia mental positiva, suficientemente forte, para alterar o padrão negativo gravado aí. E isso só é possível mediante uma atuação enérgica e persistente, visando a mudança nos padrões de pensamentos, origem de toda criação.

A seguir, darei alguns parâmetros essenciais para que você possa utilizar, diariamente, com a finalidade de alterar os padrões negativos e destrutivos do subconsciente:

  • Crie, selecione e filtre novos padrões de pensamentos positivos e construtivos e procure mantê-los pelo máximo de tempo possível, através da repetição diária.
  • Deseje o que é bom e este bem será seu.
  • Conscientize-se de que você é aquilo que pensa e sente o dia inteiro.
  • Lembre-se de que as emoções positivas mantidas na mente influem, positivamente, no subconsciente, levando-o a se readaptar para reproduzir fielmente seu novo estado mental.

A qualidade das suas emoções determinará a qualidade da sua vida. A mentalidade de derrota pode ter propiciado ao longo de sua vida, derrotas e fracassos. Mas você pode mudar isso agora, elaborando pacientemente a mentalidade de sucesso. Esteja certo de que o seu subconsciente que é sempre um servo fiel, responderá prontamente ao seu novo padrão emocional, criando uma realidade de sucesso e prosperidade.

Nas instâncias elevadas do ser busque a sintonia com as coisas boas e positivas da vida. O seu subconsciente não discrimina concepções ou dogmas, basta sintonizar-se a algo que o faça sentir-se bem para que o mesmo passe a trabalhar a seu favor.

Aja, a partir de agora, visando a construção de uma mentalidade alinhada ao movimento cósmico, escolhendo ambições justas.

Substitua o temor do fracasso, pela confiança na vitória. Troque o medo pela fé na Lei da Reciprocidade.

Acredite no processo da vida e estabeleça planos e metas, e acima de tudo, aja motivado pelo impulso interno que sempre tende ao crescimento e à expansão.

Escuta a voz do seu coração e dê os primeiros passos para as reais e verdadeiras mudanças internas.

A cada instante, é propiciado a você escolher o que quer para o seu futuro diante das infinitas possibilidades que a vida apresenta. Escolha algo que aumente a sua vibração pessoal com a consciência despertada para o que seja bom, belo e justo.

A sintonia com impressões positivas permite que você supere, com alegria e maestria, as dificuldades da vida suplantando crenças destrutivas e desarmoniosas.

Assuma o controle e seja responsável pela própria vida, elevando o nível do seu ser para uma vibração cósmica, numa oitava superior, sintonizando-se com a frequência clara e pura do universo.

Tudo depende da direção em que você foca seus pensamentos e emoções. Seu subconsciente será sempre receptivo às suas vontades, desde que haja verdade nelas. A vontade firme é a grande força capaz de acionar o poder do seu subconsciente. Queira! Basta ser sincero e desejar profundamente e você será capaz de sacudir o mundo, diz uma música.

Muitas pessoas vivem repetindo que não estão bem, o tempo todo. Gostam de falar sobre os aspectos negativos da vida em suas conversas, tais como: doenças, miséria, corrupção, permitindo assim que esse contexto negativo domine seu dia, sua vida. Neste contexto, eu lhe pergunto: pode o lodo refletir a luz do sol? Como tais pessoas querem atrair ou mesmo desenvolver um poder mental, mantendo sua mente submersa neste lamaçal de emoções negativas?

Seja diferente!

Pense e sinta que a vida é um dom maravilhoso que pode e deve ser vivida com alegria e gratidão. Sinta-se bem e seu subconsciente, imediatamente, atrairá eventos, circunstâncias e experiências que o farão se sentir cada vez melhor.

Reestruture agora todos os seus conceitos sobre a vida. Acredite que o Universo quer sempre a sua expansão pessoal.

Creia que você é uma expressão em miniatura da Mente Universal, uma manifestação da vida infinita, criado com o objetivo de expressar-se no mundo das formas de maneira magnífica. Alimente os seus sonhos com a fé na infalibilidade das Leis Universais e viva com determinação e persistência nas suas ações.

Aumente o nível de sua vibração mudando o foco de sua consciência fazendo-a vibrar acima do campo das limitações. O seu subconsciente trabalha de acordo com o seu patamar vibratório criando as experiências que lhe sejam inerentes. Imprima aí seus desejos de expansão e crescimento e os mantenha ativos, vibrando com eles através das emoções positivas e, brevemente, você verá os resultados na tela do espaço.

Leia mais: http://www.transformesuamente.com/news/a-mente-subconsciente/