Saúde Integral e Fisioterapia Integrativa

A Saúde Integral é uma abordagem que vem ganhando espaço, como uma tendência de complementar os resultados dos procedimentos realizados para obtenção da saúde e qualidade de vida.

Surgiu através de trabalhos científicos na década de 80 como uma nova proposta de medicina psicossomática, pois demonstra que os fatores emocionais têm uma grande importância na gênese e evolução de inúmeras doenças, partindo do pressuposto que o ser humano é um todo indivisível. Portanto, nenhuma doença ou enfermidade pode ser entendida e tratada sem essa visão holística, ou seja, da integralidade do indivíduo.

É preciso levar em conta que nem sempre o bem se expressa por meio de dados aferíveis; há conquista mais sutis e subjetivas, mas não menos relevantes. Na Saúde Integral temos a proposta de cuidar tanto do corpo como da mente, enxergar além dos sintomas, visando agregar mais resultados para obtenção da saúde com a prática de terapias complementares à medicina.

As terapias complementares exercidas na fisioterapia integrativa contribuem ativamente para aumentar as defesas naturais do organismo, despertando no indivíduo uma relação mais construtiva com a vida, tornando-os agente no processo de cura.

Podemos citar as terapias complementares e integrativas:

Acupuntura, terapia ortomolecular, ozonioterapia, terapia floral, terapias manuais, microfisioterapia, toques sutis, terapias biofísicas, fotobiomodulação, e também práticas meditativas.

Além de seguir os tratamentos complementares e integrativos, é importante ressaltar que o autocuidado diário é fundamental para a constância nos resultados, bem como descansar, se alimentar adequadamente, receber afeto, procurar atividades prazerosas e trabalhar o equilíbrio e a espiritualidade.

 

Conheça meu Espaço!

Vamos agendar uma consulta?