As Mãos Complementares da Medicina

O que para muitos são apenas problemas fisiológicos, para outros pode ser explicado através da própria história. Agressões de origem física, química, tóxica e infecciosa e até abalos emocionais influenciam em nosso corpo de forma negativa. Mesmo que você não se recorde conscientemente, o subconsciente nunca esquece. Assim aparecem as dores e doenças crônicas.

Há alguns anos, a tradutora audiovisual Larissa Brasil, 41 anos, convivia com problemas estomacais, imunidade baixa e alergias que remédio nenhum curava. Uma amiga dela de Brasília, que sofria com os mesmos problemas, conheceu um tratamento que tinha como principal instrumento as mãos. Ela realiza esse tratamento uma vez por mês. “Melhorei bastante, a imunidade esta bem melhor.”

Já Michele Guimarães, 38 anos, descobriu o método por meio da sobrinha. “Ela tinha asma e melhorou”, conta a consultora de beleza. Davi, de apenas 5 anos de idade, é filho de Michele e apresentava alergia alimentar. “Ele tinha refluxo e gastrite, tomava remédio e não adiantava.” Davi fez a primeira sessão e voltou em trinta dias. Hoje, ele faz de seis em seis meses.

Para acabar com esses traços que, por alguma deficiência imunológica não são eliminados, Larissa e Michele recorreram à técnica de terapia manual que estimula a autocura do organismo, a microfisioterapia.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia ASME Code Download Ocupacional (Coffito), órgão que tem como objetivo exercer o controle ético, científico e social da profissão de fisioterapeuta, diz que atualmente existe um grupo de trabalho responsável pelo estudo aprofundado da técnica de microfisioterapia e, após o parecer técnico do grupo, a entidade decidirá sobre a normatização ou não da técnica no Brasil. Mesmo sem o parecer do órgão, profissionais já atuam com o método no país.

História
Desenvolvida na França, em 1983, pelos AWS Download fisioterapeutas Daniel Grosjean e Patrice Benini, a microfisioterapia tem como objetivo reconhecer o agressor do corpo, restaurar a vitalidade dos tecidos que foram afetados algum dia e iniciar o processo de eliminação, como explica a especialista no método, Daniela Fiorim. A técnica pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, por fisioterapeutas que tenham especialização. São feitas palpações ou micropalpações na pele. Nesse processo, o profissional busca os pontos onde estão registradas as memórias e, através do toque, elimina os traumas.

Daniela Fiorim conta que conheceu a microfisioterapia por meio de colegas de profissão e fez o tratamento para saber como funcionava. Daniela se especializou até o último nível da técnica. “Existem vários níveis de formação. Quanto mais você se aprofunda, mais é capaz de encontrar os mapas nas memórias. Com micropalpações, o terapeuta identifica a cicatriz no corpo. Essa investigação vai atrás de segmentos que identificam órgãos que podem estar com o tecido sem vitalidade”.

Daniela fez sua formação em microfisioterapia ICC Code Download na França, onde Afonso Shiguemi, fisioterapeuta formado pela Universidade Estadual de Londrina, também conheceu a técnica. Ele foi o precursor, quando o procedimento começou a ser difundido no Brasil, em 2005. “Lá na França o governo paga e reconhece o tratamento, como forma de prevenção a doenças”, afirma Daniela, que é especializada no método há cinco anos.

Matéria publicada na Revista Ludovica em 09/10/2015 por Fernanda Moraes é estagiária do Programa de Estágio Curricular Obrigatório do Grupo Jaime Câmara em convênio com a PUC-Goiás

Vamos agendar uma consulta?