O que são terapias complementares?

O que são terapias integrativas e complementares?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como sendo ‘um estado de completo bem estar físico, mental, espiritual e social, e não apenas a ausência de doenças’. Sobre esta ótica as terapias complementares e integrativas vem florescendo, pois percebe o ser humano em sua totalidade: corpo, mente e espírito. A pessoa é alvo dos cuidados não a doença em si, uma nova compreensão da saúde.

O ministério da saúde em maio de 2006 regulamentou a política nacional de práticas integrativas e complementares (PNPIC) autorizando a adoção do Sistema Unico de Saúde (SUS) de terapias como acupuntura, homeopatia, fitoterapia, além da medicina antroposófica.

Em novembro de 2010 o COFFITO-Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, regulamentou o uso de práticas integrativas e complementares de saúde, resolução nº 380/2010.

As terapias complementares contribuem ativamente para aumentar as defesas naturais do organismo, despertando no indivíduo uma relação mais construtiva com a vida, tornando-os agente no processo de cura.

Podemos citar as terapias complementares e integrativas:

  • Fitoterapia;
  • Terapia Floral;
  • Práticas corporais, manuais;
  • Termalismo,crenoterapia, balneoterapia;
  • Hipnose e práticas meditativas.

É importante ressaltar o auto cuidado, seguir os tratamentos integrativos, descansar, se alimentar adequadamente, receber afeto, procurar atividades prazerosas, trabalhar a espiritualidade.

“É preciso levar em conta que nem sempre o bem se expressa por meio de dados aferíveis; há conquista mais sutis e subjetivas, mas não menos relevantes”!

Vamos agendar uma consulta?